quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Algo vai mal no murroalho!


Isto do Mundo está a funcionar muito mal. No outro dia ouvi uma voz que me disse o seguinte:

- Vai reunir um casal de cada espécie de animais existentes na Terra, constrói uma arca de madeira e espera que chova… Vá! Andor!

Não sei o que isto quer dizer mas, obviamente, fiz ouvidos de mercador Até porque nessa altura estava a discutir a obra de Nietzsche com o meu amigo Saul (sim, vocês conhecem-no, o pequeno Saúl, do "bacalhau quer alho"… Hoje em dia é um nihilista convicto depois de descobrir que o animismo do qual era adepto e que o fazia acreditar que o bacalhau tinha vontade própria ao ponto de querer literalmente alho era só uma grande partida que lhe pregavam para o obrigar a vestir-se de Quim Barreiros… Só uma partida como estas pode levar alguém a vestir-se de Quim Barreiros de livre vontade… Isto é válido para o próprio Quim Barreiros…).

Embalado pelo tom da conversa respondi à voz:

- Tu não és Deus! Deus morreu!

- Morri? Então não estou aqui a falar contigo?

- Quem é que me diz que o facto de eu estar a ouvir a Sua voz não são alucinações devidas à feijoada à transmontana que comi ao almoço, que tão mal me caiu?

- Não é não… Queres ver?

BAM! Pulverizou o pequeno Saúl com um raio… Mesmo à minha frente…

- Eh lá! Grande truque… Mas, obviamente, não chega… - disse eu – Eu sempre avisei o Saúl que não devia sair à rua com tanto metal, mas ele sempre fez questão de andar vestido como o Homem de Lata do Feiticeiro de Oz… Dizia-lhe: "Saul, não saias à rua com tanto metal que ainda vais ser pulverizado por um raio…". Ele não me ligava. Preferia usufruir dos benefícios que essa indumentária lhe trazia junto do sexo feminino. Agora não sei que lhe faça, está ali pulverizado…

- Sérgio, não sei o que queres que te faça mais… Peço-te por favor! Anda lá, constrói a arca…

- Primeiro, quem é o Sérgio? Depois quem és Tu para me dares ordens?

- Sérgio és tu…

- Ah, pois sou… E a segunda pergunta?

- Sou Deus…

- Isso não chega… Boa tarde e passe bem…

- OK! Já que não me podes ajudar vou ali falar com o Fernando Ribeiro dos Moonspell.

- Força! Acho que não podes escolher melhor profeta…

Pela minha experiência, entre Deus e um operador de Telemarketing não há qualquer diferença. É preciso mandá-los calar 1500 vezes antes que eles nos deixam em paz. Ao menos os operadores de telemarketing ainda têm coisas interessantes para nos oferecer como o Canal Benfica, instalações grátis da Meo ou telefone + TV + internet por 49,99 €. Se o melhor que Deus pode fazer por nós é mandar-nos atrás de animais e construir uma arca gigante bem que pode começar a dizer adeus à sua profissão. Não me parece que é assim que ele vai chamar pessoas à boa e velha Igreja… É que o ópio do povo já não é o que era, pelo menos comparado com a televisão.

No entanto, se há lição que podemos retirar deste acto divino, chamemos-lhe assim, é que isto só lá vai com um dilúvio. É que isto do Mundo está a funcionar mesmo muito, muito mal… É que eu nem sei se lhe hei-de chamar Mundo, é que chamar Mundo a este Mundo é, tendo em conta as diferenças existentes, uma injustiça para com o Mundo de há uns tempos atrás. Como tal, vou passar a referir-me a este Mundo como murroalho. É um nome bem mais apropriado ao sítio onde hoje vivemos. E, já agora, isto do Murroalho está a funcionar muito mal!

Todos os dias acordamos neste Murroalho que Deus nos deu e ficamos a pensar: o que raio vai ser de nós? É o aquecimento global, é o crime, é a corrupção, é a falta de respeito para com os direitos humanos básicos da esmagadora maioria da população mundial, é o Sr. Capitalismo que sempre nos garantiu acesso incondicional a bens supérfluos e a gasolina no carro que está a dar o badagaio, sou eu que estou para aqui a escrever isto em vez de fazer qualquer coisa de útil para a sociedade… Eu sei lá… Mais valia começar isto de novo. É que não estou a ver solução nenhuma para o murroalho…

É possível começar de novo? Ou isto do murroalho é um daqueles erros irreversíveis?

O que é que fazemos ao Murroalho? Não sei... Talvez, mandá-lo pró...

(tocam as tarolas e eis que chegámos ao clímax de um texto sem sentido)

P.S. Sou só eu que penso que o verdadeiro Manoel de Oliveira foi trocado aos 50 anos por um Manoel de Oliveira supelente de 20 anos e assim sucessivamente até ao ponto em que o Manoel de Oliveira que supostamente vai fazer 100 anos amanhã é um jovem de 50? Ou isso ou ele é filho de uma tartaruga, o que, a ver pelo ritmo dos seus filmes, é bem provável... É que o homem está bem conservado demais para ser verdadeiro...

Agora a sério, é emocionante ver uma pessoa daquela idade com tanta lucidez e tanto dinamismo... Algo me diz que ainda vai fazer filmes durante muito tempo...

8 comentários:

Lu.a disse...

"Agora não sei que lhe faça, está ali pulverizado…" loooooooolllll!! :)))

Chamas-te Sérgio? :)

Tens razão, o Manoel de Oliveira tá muito bem conservado, ainda ontem comentava isso com a minha mãe! Tem 100 anos e eu não lhe dava mais de 70....!

Woody disse...

Chamo-me Sérgio :) Realmente acho que nunca tinha usado o meu nome no blog. Mas teve que ser, não me dou nada bem com pseudónimos, parece que estou a falar de outra pessoa ou que falar com outra pessoa...

Eu recuso-me a acreditar que o Manoel de Oliveira tem 100 anos... É mesmo impressionante. Ou ele, em determinada altura, deixou de envelhecer ou tem algum truque na manga (tipo ter um retrato no sotão que envelhece por ele ou ser do clã MacLeod)... De qualquer maneira é emocionante vê-lo a continuar a fazer bons filmes e com um discurso completamente jovem.

Bjs

Tari disse...

Este teu diálogo com Deus foi ainda mais genial do que o diálogo contigo próprio.

Essa do metal matou-me!!!

Trancendente, qual Deus, aqui o Deus aqui és tu (espero uma transferência bancária dentro de 3 dias).

É triste mas também tenho que concordar contigo, só mesmo com um dilúvio.

Quanto ao Manoel de Oliveira mesmo depois do dilúvio era capaz de ser o único sobrevivente e ainda fazer um filme sobre isso, cobrindo ele todas as partes necessárias.

P.S. Se a tranferência acontecer na data prevista faço uma Biblia sobre ti e o murroalho :P

Anónimo disse...

Interessante página de um evalgelho que importava proclamar.
Está muito engraçado.

Iris Restolho disse...

Sérgio (agora é público, não é?,

Está tudo bem?

Conversas contigo mesmo, com Deus (outra forma de introspecção), tens a certeza que ã crise não está a fazer outra vitima? Ou é só depressão natalícia?

Morri a rir.

Lu.a disse...

Olá Sérgio! Eu sou a Luísa! :)

Dou-te toda a razão, o Manoel de Oliveira (o homem ainda é do tempo em que Manuel escrevia-se com "o") só pode ter uma costela de Dorian Gray ou de Macleod!
Aqui há uns tempos vi num daqueles documentários do canal Odisseia, um programa sobre o envelhecimento...pelos vistos existe a teoria que a partir de uma certa idade (avançada, por sinal), praticamente deixamos de envelhecer - deve ser aí pelos 90- mas bom, o Manoel de Oliveira deve ser a prova viva de que essa teoria é verdadeira, só que no caso dele o tempo parou na revolução dos cravos ou coisa assim...o homem até é mais velho do que o Rato Mickey!! ("Os Contemporâneos" alertaram-me hoje para essa verdade indiscutivel!). :)))

Beijo e bom fim de semana! :)

Woody disse...

Tari

Acho que o Manoel de Oliveira já sobreviveu a muitos dilúvios... é suposto pagar-te para tu dizeres que eu sou Deus? Isso soa-me um bocado a Igreja Evangélica...

info-excluído

Evangelho Segundo o Corta-unhas melancólico: a parte que falta no grande livro.

Iris

É público, nunca houve uma razão para não o ser... Aparentemente está tudo bem, nunca tinha pensado nisso nessa perspectiva, se calhar é melhor começar a reflectir sobre esta necessidade mística... Acho que o próximo diálogo vai ser com um psicoterapeuta...

Lu.a

Muito prazer, Luísa :)

Acho que também vi esse documentário (ou um parecido). Através de experiências com moscas da fruta chegaram à conclusão que o envelhecimento estagnava e, através de progressos ao nível da genética e da medicina, achavam que, a médio prazo, as pessoas podiam viver até aos 300, 500 anos... Aliás, está provado cientificamente que isso é possível... Eles conseguiram fazer algo equivalente com as moscas da fruta (um insecto que é extremamente parecido connosco em termos genéticos)... É fascinante!

E é irónico que esse caminho já esteja a ser traçado pela ciência numa altura em que, em certos países (não tão poucos quanto isso) a probabilidade de as crianças morrerem até aos 10 anos é extremamente elevada...

Beijo e bom fim-de-semana!

Tari disse...

Ahahahahaha

Como nunca faço elogios a esse nível achei que seria interessante que experimentasses a eventualidade de teres poderes mágicos :P

Só isso!