segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Ler



Achei curiosa esta notícia do público, em que António Lobo Antunes afirma que "os livros em Portugal são indecentemente caros". Tem toda a razão! E é por isso que, quando tenho a oportunidade de ir a outros países, entro em tudo o que é livraria que nem um maluquinho. Pensando bem, não é preciso ir a outros países para entrar em livrarias que nem maluquinho, mas quem viaja comigo sofre um bocado com isso. De resto acho que até consigo ser boa companhia. Mas sou um bocado obssessivo em relação a livros e o pouco que ganho vai, invariavelmente, parar aos cofres da Fnac.

Enfim, ao menos não gasto em droga... Se é que se pode dizer que os livros não são como uma droga...

Achei também piada à declaração de António Lobo Antunes porque, ainda este ano, quando lhe fui pedir um autógrafo na Feira do Livro do Porto (cidade a que ele está muito agradecido, como volta a referir na notícia, por o ter apoiado na sua luta contra o cancro), o "sacana" olhou para o preço do seu próprio livro, que estava prestes a autografar, e disse o seguinte:

- Pagaste 22,5 euros (já não me lembro bem do preço) por isto?!

Ao que eu respondi:

- Vale o preço... - E acrescentei - Acho mesmo que vale, embora não caísse mal se fosse um bocadinho mais barato... Se mo quiser oferecer... - Não disse esta última parte... Ou pelo menos não deve ter sido esta a mensagem que ele entendeu dos grunhidos que soltei, típicos de quando estamos ao pé de alguém que admiramos... E não, não foram berrinhos histéricos... Isso foi mais quando fui ver os Tokyo Hotel... É mentira! Apanhei-vos!).

Acho que os livros são a melhor companhia não-humana que se pode ter. Adoro aquela sensação melancólica, de quando estou a acabar um livro. Ter, por um lado, pena de o estar a acabar e por outro lado aquela curiosidade de conhecer o final. Sinto também uma certa ansiedade em relação ao livro que se segue: "que livro vou começar a ler? (e a lista é tão grande) Será que vou gostar tanto dele como do anterior? (geralmente gosto sempre dos livros que leio... gostar tanto de ler permite-me 99% das vezes fazer as escolhas acertadas). Parafraseando Miguel Esteves Cardoso numa entrevista à RTP: "uma pessoa que gosta de ler nunca se vai sentir sozinha". E é verdade. Quando tudo corre mal, sei que aquele livro vai estar à minha espera. Aquelas personagens. Aqueles locais. Aquelas histórias. Tudo isto vai compensar qualquer coisa de mal que esteja a acontecer. Nem que seja por a personagem principal ser ainda mais desgraçada que nós, qual Candide. Ou por a mensagem ser tão inspiradora que nos dá um sentido para a vida, fazendo-nos desdramatizar todas as ninharias do dia-a-dia. Ou por o autor ser tão talentoso que nos sentimos privilegiados por estar ali, em primeira fila, a admirar a sua arte. Ou por nos identificarmos tanto com as personagens que os seus sucessos são os nossos sucessos.

Há tantas maneiras através das quais os livros nos fazem sentir bem que, enumerá-las todas, seria algo impossível.

Se me acontecesse alguma coisa que me impedisse de ler seria mesmo muito infeliz.

Sei que este post não tem piada nenhuma (não que os outros tenham, mas, para que saibam, esforço-me por isso), mas é um assunto que teria que referir até para justificar o estilo que adoptei aqui neste blog. Por gostar tanto de ler é que só escrevo disparates depretensiosos. Por gostar tanto de ler e por apreciar tanto o trabalho dos verdadeiros escritores jamais poderia ambicionar sequer chegar aos seus calcanhares. Não está ao alcance de todos. É por isso que só escrevo disparates. Aquilo que está ao alcance de todos é apreciar este trabalho infinito (já pensaram que vamos morrer sem ler tudo o que há para ler, sem visitar todos os locais que há para visitar, sem ver todos os filmes que há para ver, sem conhecer todas as pessoas que vale a pena conhecer?). E, se houver alguém que torça um bocado o nariz à leitura que se sinta minimamente inspirado ao ler este post fico mesmo muito contente. Aquilo que lhe posso dizer é que, se conseguir aprender a gostar de ler, vai ganhar um superpoder: não só vai conseguir voar, como vai conseguir teletransportar-se, como vai ganhar o dom da ubiquidade, como vai ganhar o poder da invisibilidade... Tudo aquilo que desejarmos, tudo aquilo que quisermos ser, os livros dão-nos. É preciso algum esforço, claro. Mas compensa.



Lado B do post. Quando estava tudo tão bonito, eis que surge o outro lado da moeda:

Segunda parte um tanto ou quanto alucinada


Bom triénio de 2009-2012! Prefiro desejar "bons triénios" visto que poupa-me o trabalho de desejar "bom ano" todos os anos. Algo que é extremamente cansativo e inútil! É óbvio que desejo um bom ano àquelas pessoas a quem desejaria um bom ano. Acho que ninguém é má pessoa ao ponto de desejar que alguém tenha um "mau ano" (e se houver ao menos que se aproveite o final do ano para isso. Não vamos ser hipócritas). Àquelas pessoas a quem não desejaria um bom ano, não vou desejar um bom ano de certeza. Primeiro, porque não frequentam os meus círculos (só fui uma vez à Assembleia da República) e segundo porque não sou hipócrita

Agora que penso nisso às vezes sou um bocadinho. Agora que penso um bocado nisso, esta mania de ter que desejar bom ano a tudo o que mexe por esta altura obriga-nos a sermos hipócritas... Não por desejarmos que essas pessoas tenham maus anos mas porque, às vezes, desejamos bom ano, mesmo estando-nos perfeitamente a marimbar para isso (bela palavra, "marimbar").

Já sabia que iam ter essa reacção. Não façam esse olhar moralista, como quem diz "Ah! Eu não sou hipócrita. Eu, quando desejo um bom ano a alguém estou mesmo a senti-lo". Dou-vos mais uma oportunidade, pensem um bocado: é mesmo verdade que estão genuinamente preocupados que as pessoas a quem desejam um bom ano tenham um bom ano? Eu sabia... Vocês não conseguem aguentar... Basta abanar-vos um bocadinho que descosem-se logo... Ao menos podiam ser mais firmes nas vossas convicções...

Algum dia conseguiriam enganar-me com essa atitude? Algum dia, algum de vocês, se deu ao trabalho de, passados, por exemplo, 6 meses, de terem desejado um bom ano a alguém, irem confirmar se essa pessoa está mesmo a ter um bom ano? Fazem-no com as pessoas que importam, até numa frequência de tempo menor., obviamente. E aí nada contra. Mas não vão, a meio do ano, por exemplo no dia 30 de Junho, preocupar-se em ligar ao indíviduo do telemarketing, que vos tentou vender o pacote Telefone+TV+Internet da Clix e a quem, por acaso, desejaram um bom ano para saber se, realmente, e tal como o tinham desejado, o ano do tipo está a correr bem... Ele até pode, e batam na madeira, ter morrido. E vocês vão estar despreocupados, na vossa vidinha, sem sequer saberem que o vosso desejo de bom ano caiu no saco roto da entidade responsável por garantir que os nossos desejos são atendidos. Essa entidade, que, ou por ser inexistente, ou por ter desígnios próprios e incompreensíveis, é por si só uma razão para acharmos que não vale a pena desejar o que quer que seja a alguém. É que vale apenas pela intenção. O poder, propriamente dito, é inexistente. A não ser que estejamos a esfregar uma lâmpada mágica.

E aí não vamos desejar um bom ano ao tipo do telemarketing. Vamos desejar, obviamente, 5,5 milhões de desejos (não se deixem enganar quando encontrarem uma lâmpada e não estourem logo os desejos em dinheiro, gajas e vida eterna. Desde que descobriram este furo, os Génios da Lâmpada nunca foram os mesmos... "Se ao menos tivéssemos escrito um contrato", pensam eles "Mas não... Basta esfregar... Como fomos tão crentes? Como conseguimos acreditar tão cegamente que toda a Humanidade era tão estúpida como o Aladino? Tantos anos fechados numa Lâmpada mágica deviam ter feito de nós Génios mais vividos, mais matreiros... Mas não... Somos uns Génios da Lâmpada tão ingénuos como um bando de girinos acabados de nascer... Se calhar mais um bocado...").

Mas nem por isso vamos deixar de desejar um bom ano a toda a gente. E também não é por isso que vão deixar de nos retribuir. São as convenções sociais... Como a convenção social de ter que dar prendas no Natal quando ficaria muito mais barato e poupava-nos muita confusão, se déssemos as prendas no Dia de Reis... Não podemos viver sem elas, nem sem as questionarmos. É que se não o fizéssemos estávamos a fugir à convenção social básica para um jovem que é a de questionar todas as convenções sociais. E agora dei um nó na cabeça: "se , para um jovem, é uma convenção social questionar todas as convenções sociais. Devo questioná-las ou não?". É o "quem nasce primeiro? O ovo ou a galinha?" das convenções sociais.

Pensem nisso e, quando tiverem uma resposta, mandem um toque que eu tenho um tarifário bem jeitoso, graças ao fantástico operador de telemarketing que mo arranjou, a segunda melhor pessoa do Mundo, logo a seguir ao CEO da Fnac (já agora, se estiver a ler isto, um chequezito Fnac de 1 milhão de euros até que vinha a calhar... Pense nisso... Eu nem me importava de gravar um anúncio a dizer que "a Fnac é que é e não sei quê"... Fica no ar a ideia...).

E é tudo!

Um sincero, bom triénio! Lá para o meio de 2011 eu faço um follow up do vosso triénio, ver se ele está à altura, deste meu grande desejo: que vocês tenham o triénio mais maravilhoso que é possível alguém ter!

7 comentários:

Anónimo disse...

Identifico-me com o que escreveste sobre os livros. É do melhor que há, mas são caros.
Não sei se serias um bom escritor 'de livros', mas os blogs também são um 'meio' interessante (mais não sei quê, é certo) e desenrascas-te muito bem.

Tari disse...

Concordo com tudo o que tu e o info-excluído disseram.
Um bom triénio para ti e para o teu operador de telemarketing.

PS: E vê lá se na passagem de ano provas que és homem a comer limões com casca em vez de passas :P

Senão és...panisgasssss!!!

Tiago Pinto disse...

Eh pá, andas escrever muito a sério :)

quando começaste a falar dos preços dos livros pensei que ias referir-te aquela maluqueira de um gajo entrar em feiras do livro ranhosas e, à boa maneira portuguesa, comprar todos os livros que se nos parecem baratos e com algum interesse. Livros, como dia o pacheco pereira, que nunca leremos...

eu faço muito isso, precisamente, porque o raio do livros são caros e eu sou um forreta :) mas há mais quem o faça e não consigo parar de recordar aquele episódio do gajo que compra o livro-processo de camarate por uma pechincha e cismava que o ia ler?!

pá, isto não é local para lamechices mas a verdade é que foram os livros (e o Benfica) que nos aproximou, que nos acompanharam por esse "mundo" fora e a eles voltaremos sempre que estivermos juntos. Por isso, bom ano de 2009, bons livros e grande abraço

tiago pinto

Lu.a disse...

Acho que já te tinha dito isto :P mas este teu post podia bem ter sido escrito por mim! Identico-me e concordo com tudo o que escreveste sobre os livros.
São preciosos, e confesso, tenho uma certa tendência para me "apaixonar" violentamente pelas histórias ou pelas personagens.
Às vezes termino um livro a ando ainda umas semanas a pensar e a rever mentalmente a história, lol! :P (Isto quando não termino a última página e volto imediactamente ao inicio do livro para ler tudo de novo, o que faz com que tenha alguns records estranhos relativos ao número de vezes que li alguns livros!)

Bom triénio para ti!!! :D

Anónimo disse...

realmente grande seca de post, não li tudo evidentemente, tenho mais q fazer, para quem se esforça por escrever bem podia aprender a regra do curto e conciso, se é q pretende ter leitores honestos :DDDD

n concordo q 22,5euro por um livro seja caro, q dizer do bilhete de cinema a 5 euro, só para deitar mais lenha n fogueira

Woody disse...

info-excluido

Muito obrigado! De qualquer maneira contento-me em ser um "leitor de livros"...

Tari

Acho que se uma passa vale um desejo, um limão inteiro com casca e tudo, é capaz de valer 1200... Por uma questão de justiça...

Tiago

Ainda hei-de ler o caso Camarate. Essa grande obra que retrata esse momento importante da nossa história. Se não tivesse acontecido o Caso Camarate, jamais tinham baptizado o aeroporto do Porto com uma vítima de um acidente de aviação.

Tenho montes de livros acumulados graças a essa sede pelas pechinchas, tipo daqueles de auto-ajuda que saíam na sábado, por exemplo, que jamais irei ler, mas, como eram grátis.

De facto, gostar de ler e ser do Benfica são duas boas coisas que nos aproximam (e que, por sua vez, nos aproximam do António Lobo Antunes). E ajudaram a abrir caminho à nossa amizade...

Espero que tenhas tido uma passagem de ano porreira! Bom 2009!

Lu.a

Não sou muito de reler livros (quando era miúdo fazia-o mais) mas há tanta coisa para ler... A coisa boa dos livros é que nunca nos deixarão sozinhos.

Donnola

Bem-vinda ao blog e obrigado pela crítica honesta e directa. Uma das mensagens deste post, que não leste, é que, apesar de procurar escrever bem, jamais terei a arrogância de dizer que o faço, visto que ler me permitiu tomar contacto com aqueles que realmente o fazem. E estou bem com isso, assim como estou bem com o facto de isso não atrair muitos leitores. De facto, não percebo essa correlação entre escrever bem e escrever "curto e conciso". Há escritores que escrevem bem mas que têm esse péssimo hábito, segundo a tua opinião, de escrever muito... Há quem considere seca, há quem não considere... Assim como o meu blog...

Apesar de escrever muito, sei que há uma meia dúzia (talvez menos e incluindo alguns amigos e familiares) de pessoas que vêem ao blog frequentemente e que lêem os meus posts do princípio ao fim. Não são, de todo, leitores desonestos. Pelo pouco que conheço de alguns deles, que vem dos comentários que fazem e dos seus blogs, até são pessoas muito interessantes, o que me deixa orgulhoso, por si só, por se darem ao trabalho de ler o que escrevo (se te deres ao trabalho de ir ao blog do info-excluido e da Lu.a, por exemplo, vês que são blogs muito interessantes, com muito a dizer... O Tiago e a Tari já os conhecia antes de ter o blog por isso não vale, mas os seus blogs também são muito interessantes... isto só para referir pessoas que comentaram neste post...)

Eu escrevo porque me dá gozo, porque tenho alguma coisa a dizer e porque um blog é uma maneira engraçada de fazermos um portfolio das nossas opiniões. Se houver pessoas a lê-lo e a dar o seu feedback fico contente. Mas, se queres que te diga, a minha maior preocupação não é ter muitos leitores. A minha preocupação é chegar ao fim de cada post que escrevo e sentir-me bem e, na maior parte das vezes, isso acontece.

Balbino disse...

O teu humor faz-me lembrar o do Rafeiro Perfumado. Não sei se se conhecem (via blog, claro), mas é interessante ver o mesmo género de "fazer rir" na escrita, ainda que a vossa estrutura seja completamente diferente.

A tua paixão pela leitura é algo inspirador e fez daqueles parágrafos uma das coisas mais motivantes que já li na blogosfera. Muito bem!