sábado, 31 de maio de 2008

Empreendorismo e criatividade num meio competitivo


Gosto muito de ver a Amy Winehouse a trabalhar. É uma pessoa extremamente competente na sua profissão de toxicodependente. De facto é muito raro encontrar bons profissionais nesta área mas, devido ao seu esforço, Amy atingiu um estatuto que é raro um toxicodependente conseguir atingir.

Geralmente, para conseguirem dinheiro para droga os toxicodependentes arrumam carros ou apontam seringas contaminadas com o HIV aos transeuntes. Reconheço que são métodos eficazes mas já começam a cansar. Embora estes métodos funcionem, ameaçar as pessoas (ainda que muitas vezes implicitamente) de que vão ter o seu carro riscado ou vão apanhar SIDA se não lhes financiarem o vício acaba por, a longo prazo, manchar a imagem dos toxicodependentes perante a sociedade e por estigmatizar uma classe que tanto tem lutado para se afirmar. Ao cantar umas musiquinhas para todos aqueles que lhe financiam a droga, Amy Winehouse afirma-se como uma toxicodependente empreendedora e consegue, muitas vezes, sacar mais dinheiro numa noite do que alguns drogados numa semana.

Embora a toxicodependência no showbiz não seja original (sim, esta é para ti, Tony Carreira!) e apesar de muitas vezes os espectáculos da Amy sejam tão agradáveis como ser ameaçado com uma seringa ou tão decadentes como ouvir o Quim Jecta, o drogado da minha rua, a cantar o fado e a fazer sapateado enquanto espuma da boca, é sempre bom, num país com tantos incompetentes como o nosso, ver alguém a desempenhar a sua função de forma tão exímia.

Ontem, dezenas de milhares de portugueses pagaram droga à Amy Winehouse. Tudo em nome de um Mundo melhor, é claro…

26 comentários:

Um lugar ao Sul disse...

Excelente blog de humor, e este post está fantástico, um humor inteligente que dá gosto ler!

Recortei o post para o meu blog, com as devidas referências à origem! O blog está nos meus favoritos!

Francisco Castelo Branco disse...

Esta senhora só envergonha o mundo da musica

anokas disse...

O seu post têm piada e é mordaz contudo tenho algumas ressalvas em relação ao seu conteúdo...
É que a Amy é só uma dos milhares toxicodependentes do mundo artistico que conseguiram vingar e são consideradas estrelas e até Génios. E Embora concorde com a ironia e desprezo a publicidade que ela faz de si própria mas ninguém têm nada a haver com a vida dela, nem com como é que ela gasta o seu dinheiro ganho honestamente. Gaste ela em, droga, alcool, ou nas putas...o problema é dela e a escolha é dela...

...e quanto áqueles que lhe dão dinheiro a ganhar a escolha também é deles...logo problema deles.

Tenho é muita pena se algum miúdo mais desavisado ache que ser toxicodependente é fixe...mas se acontecer não foi falta de aviso..logo problema dele...por pena que tenha

Woody disse...

Nuno Alves da Costa

Muito obrigado pelos elogios! É mesmo uma honra que tenhas achado este texto suficientemente bom para o citares no teu blog!

Francisco Castelo Branco

Não acho que Amy seja uma vergonha para o Mundo da música. Acho que é uma pessoa com um grave problema, que a curto prazo, pode bem acabar com a sua carreira e, até, com a sua vida...

Anokas

Não pretendia que este post fosse algo com conteúdo ou sobre as implicações da droga na nossa sociedade... O meu objectivo era apenas comparar várias maneiras como os toxicodependentes ganham dinheiro para os seus vícios, um tema unicamente humorístico... É curioso que a diferença entre Amy Winehouse e um arrumador são os trocos que ganham... foi apenas dessa premissa que parti...

Acho que a droga é um problema que atravessa vários sectores da sociedade e não sendo exclusivo do showbiz: podemos encontrar toxicodependentes na política, no desporto, na alta finança, na construção civil, na agricultura... É um grande problema social e é necessário combatê-lo...

Concordo que ninguém tenha nada a ver com a opção destas pessoas (a menos os seus amigos, famílias e pessoas que pagam 53 euros para os ver...) e não pretendia, de todo, com este post criticar a opção de Amy Winehouse.
No entanto, acho que, no mundo do showbiz há uma instrumentalização da droga para vender discos. Acho mesmo que Amy Winehouse é uma vítima de um sistema que "exigiu" que ela tivesse esse comportamento porque é algo que vende... É curioso como antes de Amy Winehouse e Pete Doherty, os artistas eram bem mais recatados nos seus vícios... Paree que a indústria descobriu que a imagem de drogado decadente vende bem... Isto faz com que tanto Pete Doherty como Amy Winehouse sejam um péssimo exemplo para os milhões de jovens que os admiram por esse mundo fora. De qualquer maneira concordo que não podemos atribuir as culpas do flagelo da droga a estes artistas... Este é um problema social bem mais profundo do que isso e os artistas, tal como nós, estão susceptíveis a tornarem-se vítimas dele...

Desejo-vos as boas vindas ao meu blog! Espero que voltem e continuem a comentar!

Um lugar ao Sul disse...

A questão é o facto da Amy (assumidamente toxicodependente) cantar quase uma ode à droga e contra a reabilitação (como foi comentado pela IP no meu blog, com uma tradução de uma das suas músicas).

Se a hipótese mais liberalista (com a qual não concordo) diz que ela é livre da utilização do seu dinheiro no que pretende (seja droga, álcool, etc) e a liberdade de expressão é algo que não devemos impedir, o que não podemos apoiar é que seja convidada para cantar num espectáculo que tem como patrocinador institucional a CML que tantos apoios tem dado à luta contra a droga, sendo que todos estes apoios advêm dos nossos impostos...

Woody disse...

Os factos que levaram a CML a apoiar o Rock in Rio foi a mensagem positiva deste festival e a oportunidade de Lisboa poder receber um evento destas dimensões, com tudo o que possa daí advir: publicidade, turismo, desenvolvimento e consequentemente rentabilidade...
Penso que a participação de Amy Winehouse, como maior revelação da pop mundial, num evento c consagrado à música pop seria quase indispensável e uma grande mais valia. A prova disso é que o dia dela esgotou completamente (facto inédito no Rock in Rio, pensou eu...).
O ponto de vista de que é contraditório para a CML apoiar um evento em que participa a Amy Winehouse ao mesmo tempo que procura lutar contra a droga é muito válido e bastante interessante. Não tinha pensado nisso e inclino-me a concordar. No entanto há que pesar os prós e os contras do apoio da CML a este evento e acho que, claramente, este deve acontecer.
Relativamente à ode à droga, eu acho que a música de Amy Winehouse é quase uma paródia à sua situação e apenas uma música de um reportório de qualidade e muito diversificado (a prova disso é que uma das suas letras foi usada num exame da Universidade de Cambridge). Não poderíamos pegar por aí, até porque não faltam "odes às drogas" feitas por grandes bandas como os Beatles ou os Pink Floyd.

Já que se fala tanto das consequências negativas que uma figura como Amy Winehouse tem sobre os jovens, nomeadamente no incentivo ao consumo de drogas eu gostaria de pegar na questão de uma maneira diferente. Seria interessante estudar os contributos de uma figura como Amy Winehouse como na dissuasão do consumo de drogas. Acho que a sua imagem decadente e as enormes polémicas que causa podem afastar muitos jovens do mundo da droga (mais do que aqueles que atrai). É que ela é um exemplo vivo dos malefícios das drogas. A sua imagem pode ter efeitos pedagógicos muito positivos...
Não tenho fundamento para esta minha hipótese mas penso que seria interessante estudá-la...

idadedapedra disse...

Eu fui à procura da letra da música, exactamente para poder ter uma opinião. Ora bem, aquilo podia ser um poema escrito num livro, em que eu ao lê-lo ficaria impressionada pela depressão em que o escritor se encontrava. Há muitos poemas deprimentes, alguns falando por exemplo de suicídio e nós não nos pomos a dizer que o livro devia ser proibido.
Mas neste caso esta música é ouvida e cantada por milhares de jovens muito novinhos, e isso sim, impressiona-me. Tenho medo que lhes fique gravada nos neurónios alguma mensagem.
Quanto às odes à droga feitas pelos Beatles e pynk floid, eh pá nessa altura o que se sabia sobre os efeitos secundários das drogas era pouquíssimo... Diria que hoje, se ainda estivessem cá para cantar, não fariam mais odes dessas.
Concordo contigo que ver a Amy w. a cantar assim, pode ser que tenha o efeito benéfico de afastar os putos das drogas.

Um lugar ao Sul disse...

Quanto à musica ser analisada numa universidade britânica, já tinha lido a notícia, mas onde li não fazia qualquer referência a qual música se tratava. Já agora, alguém sabe?

Quando ao apoio da CML, eu não sou radical ao ponto de se retirar o apoio, mas pelo menos uma demarcação pública daquele triste espectáculo, pelo menos se fosse eu responsável por essa instituição o teria feito!

Quanto à teoria que aquele espectáculo deprimente poderá afastar os jovens dos efeitos da droga, tenho sérias dúvidas, tanto mais pelas mini-entrevistas que ouvi na tv, que continuavam a idolatrar a menina como se de um génio se tratasse! Os jovens nessa idade estão numa fase complicada, de afirmação, e procuram posturas arrojadas para auto-afirmação, pelo que o mediatismo (e idolatração) daquela personagem poderá mostrar-lhes ali quase que um exemplo de sucesso.

Para mim o melhor exemplo de desincentivo à toxicodependência é ver o degredo e exclusão social dos drogados de rua! Toda a gente os olha com ar de nojo que repudiam qualquer pessoa ao consumo. Em contrapartida o mediatismo de alguém famoso e idolatrado pode causar precisamente o inverso! Mas aí está um bom tema para uma tese, quando houver resultados divulguem!

anokas disse...

Woody . Gostei do teus coments .
A Intenção do teu post foi entendida e eu nunca quis fazer um ataque a ti mas simplesmente deixar o meu comentário em relação á ironia deste mordaz deste.
Parece-me que és um rapazinho com bastante humor e com bastante bom senso.

Nuno tens que perceber que os miudos por idolatrarem o seu estilo de musica e de vestir, não quer dizer que queiram se tornar toxicodependentes.

A

Woody disse...

idadedapedra

Não me parece que a letra fique a pairar na mente dos jovens até estes se tornarem toxicodependentes do nível da Amy. Como já disse anteriormente parece-me uma letra humorística e uma forma de catarse sobre uma experiência pessoal da vida da artista e não estou a ver nenhum jovem a rejeitar a reabilitação porque a Amy também o fez. Acho que, infelizmente, as causas do problema das drogas são bem mais profundas do que isso e não nos podemos deixar cair num politicamente correcto que pode ter efeitos ainda mais devastadores do que uma mera música. A censura e a criação de redomas de vidro à volta dos jovens pode ser muito prejudicial para os jovens... Seixem-nos ouvir a Amy, mas com juízo...

Nuno

A música é "Love is a losing game", que tem uma letra, de facto, muito bem escrita...
Acho que é normal que os jovens idolatrem a Amy, o que não quer dizer que vão consumir drogas por isso... Durante muito tempo fui fascinado por Kurt Cobain e nunca tive a tentação de consumir heroína ou de mandar um tiro na cabeça. É normal e saudável, principalmente os jovens, que nos sintamos atraídos pela rebeldia e pela quebra de regras. Ficaria assustado, isso sim, por um jovem que fosse fascinado pelo Paulo Portas!
Não achas que ver um concerto da Amy Winehouse pode funcionar da mesma maneira que ver os drogados na rua?

Anokas

Não considerei os teus comentários como um ataque. Muito pelo contrário! Encarei-o como uma opinião construtiva e interessante que me deu muito gosto a responder. O facto de o Nuno ter colocado este post no seu blog aumentou quase exponencialmente o número de comentários neste blog, o que me deixou muito contente e que me permite algo que sempre foi meu objectivo neste blog: discutir assuntos sérios tendo como ponto de partida os posts que escrevo que, como já deves ter reparado, são de carácter humorístico e non sense, que é o território onde me sinto mais à vontade. Muito obrigado pelo comentário!

Um lugar ao Sul disse...

Não acho que tenha o mesmo efeito que ver drogados na rua pela simples razão: na rua os drogados são desprezados, as pessoas olham-nos como um exemplo a não seguir, pois encontram-se totalmente desintegrados da sociedade e isso causa um sentimento de repulsa. A Amy ao ser uma vedeta, ser falada, pode torna-la como um caso de "integração" do mundo da droga no mundo real.

Repara no seguinte, existem vários tipos de droga, cada uma com conotações diferentes atribuídas pela sociedade, vamos centrar-nos apenas em duas: hiroína e cocaina. A hiroína é uma droga "negativa", associada à toxicodependência de rua, a degradação física e social, enquanto que a cocaína tem uma "posição" elevada na sociedade, associada à alta sociedade, uma droga "in"! Porquê?

Porque está institucionalizada pelos média como de consumo pela alta sociedade, com pessoas que estamos habituados a ver na tv, mas que mantêm o seu ar "sóbrio".

Não quer dizer que todos os que consumiram coca vai terminar em marginais, mas muitos dos marginais também passaram por essa fase. E é ai que temos de actuar e desmitificar a coca com algo "in".

Não considero que seja assim tão positivo os miúdos idolatrarem pessoas com esse tipo de comportamento, pois leva a aceitar como normal e comum e consumo de estupefacientes.

Quanto ao facto de os comentários no teu blog aumentarem exponencialmente, é verdade que eu tenho os melhores comentadores da blogosfera :p eh eh e não me importo de partilha-los! Descobri o teu blog por acaso, e gostei do teu tipo de escrita, consegues dar um toque de humor em assuntos sérios mas sem perderes a sobriedade! Parabéns! E já agora, o meu blog também está aberto aos teus comentários, és sempre bem vindo!

anokas disse...

Woody estou pasma com os teus coments porque vão ao encontro do que eu tenho escrito no post do Nuno. Àliás ainda bem porque estava a ser dificil a guerra solitária contra a Idade da pedra e do Nuno.

Concordo com tudo o que tu pensas em relação a esta matéria. Está-me a parecer que tens este assunto estudado.

Woody disse...

Nuno,

Acho que não vale a pena falar das especificidades de cada droga. Independentemente da droga que se use esta é passível de levar à degradação humana e social, destruindo famílias e alimentando máfias, terrorismo e todo o tipo de criminosos (o tráfico de droga surge associado, inevitavelmente, a outros tipos de crimes como o tráfico de armas, pessoas, homícidios, exploração infantil, etc.). É óbvio que é um problema grave. Não penso, no entanto, e como expliquei melhor no teu blog que a censura seja o caminho. Antes pelo contrário, quanto mais a sociedade estiver disposta a falar sobre droga, melhor podemos combatê-la.

Relativamente à Amy Winehouse gostava de deixar claro que reprovo o seu comportamento e não consigo deixar de ficar chocado com alguém que segue um caminho de auto-destruição.

Visitarei e comentarei frequentemente o blog não por dívida de gratidão (que tenho porque, de facto, os teus comentadores são muito bons) mas porque este tem muita qualidade, bons comentadores e é actualizado frequentemente!

anokas

Parece que as nossas opiniões tocam-se! Não estudei particularmente este assunto. As minhas opiniões são fundamentadas pelo meu senso comum (que é alimentado por muitas leituras e alguma experiência de vida). De qualquer maneira é um tema que me interessa e que gosto de discutir...

Iris Restolho disse...

É realmente um achado, alguém que consegue sustentar o seu vício, com o apoio de tantos...

Devastador. Creio que deve ser este o adjectivo, para qualificar tamanha façanha.

reb disse...

JÁ experimentaram ouvri amy w. sem a ver ao vivo? As músicas são fantásticas, mto fortes!!!
Todos nós na adolescência apreciámos cantores destes! Alguns suicidaram-se ( alguém se lembra da janis joplin, ou, mais recentemente, do kurt colbain?), muitos foram alcoolicos ou drogados.
É por isso que nos tornámos drogados?
Alguém sabe da vida dos escritores que nos fascinam ou fascinaram? Os mais célebres foram ou viciados em ópio ou em alcool, mtos morreram precocemente e alguns suicidaram-se.
Muitas vezes a qualidade criativa está relacionada com uma desadaptação social. Sempre assim foi e sempre será!
Nunca ninguém começou a droga-se para imitar um artista que admirava pela musica e não pela vida.
As razões que levam os miudos à droga são outras que têm a ver com a sua vida pessoal.

idadedapedra disse...

woody: achas que a letra da música é irónica? Eu parece-me dum grau de desespero imenso. Ela diz não à reabilitação pq a vida é tão dolorosa para ela, que não quer deixar de se anestesiar.
Um adolescente ao ouvir e cantar não à reabilitação, não é que pense "quando for grande e toxicodependente, nunca hei-de ir à reabilitação"... mas pensará talvez, que se ela gosta tanto da droga que não se quer tratar, então é porque deve ser bom. Eu só me faz impressão o matraquear desta frase no cérebro. Parece-me publicidade: quando queremos que alguém compre um produto, é falar da marca várias vezes ao longo do dia da pessoa, em anúncios cantados na rádio e TV, em publicidade na rua... A marca acaba por ficar no nosso cérebro, sem que nós queiramos. É só isso que me faz impressão, mas não tenho a certeza que esse mecanismo aconteça, claro.

Nuno:
A cocaína é a droga da alta sociedade porque é cara e permite que a pessoa se mantenha activa no trabalho, aliás, como speed que é, até facilita.

Reb: Tens a certeza que o exemplo dado pelos nossos ídolos da adolescência, não foi um incentivo para o consumo...? eles tocavam tão bem sob o efeito daquilo, pareciam "iluminados"... não se sabia o mal que fazia...
E escritores? Não me digas que o Carlos Castañeda, ao falar das suas experiências de psicotrópicos com os índios (coisas maravilhosas, transcendentais, que nos davam grandes conhecimentos sobre nós próprios e o universo não visível aos nossos olhos) não fez com que houvesse muito mais gente a experimentar? Se não concordas é porque não andaste no liceu nacional da amadora, em que a erva do diabo crescia no descampado (onde nunca cresceu o ginásio previsto) e os alunos a tomavam tal como o Carlos Castañeda ensinava...

Woody disse...

Iris

Andasse tanta gente a financiar-me os vícios e, neste momento eu tinha uma Fnac em casa... Ou talvez mais...

idadedapedra

Classifiquei essa música como humorística porque interpreto-a da mesma maneira que interpreto a intransigência do Capitão Haddock em beber água... Admito que possa ter outras interpretações, obviamente... E a tua parece-me ser a mais correcta.

Desde que me lembro que leio livros do Tintim (aqui vai algo sobre mim: sou mesmo fanático por eles!). Em todas as suas aventuras o Capitão Haddock aparece mais vezes bêbado do que Amy Winehouse nos seus concertos.
Inclusivamente, coloca a sua vida e a vida de outros em perigo devido à sua amizade com o Whisky, que não abdica por nada deste mundo... Que eu saiba nunca vi ninguém culpar o Hergé por promover o alcoolismo... E estamos a falar de livros infantis!

Acho mesmo que é saudável termos contacto com estas coisas e, mais uma vez, não me parece que é por ouvirmos a música x e y que vamos meter-nos na droga...

No meu liceu não havia erva do diabo... O que não implica que não se consumisse droga, a única diferença é que podia-se consumir à vontade sem ter que ler nenhum livro para o efeito. O que faz dos consumidores de droga do liceu da Amadora bem mais eruditos do que os consumidores de droga do meu. O que, diga-se de passagem, representa uma certa vantagem para o liceu da Amadora, penso eu...

reb

Concordo plenamente contigo, como podes ver pelos meus comentários anteriores... Acho que as causas do consumo de droga são bem mais profundas do que a música e a arte...

idadedapedra disse...

woody: é claro que sim, mas isto de estar a escrever a mesma coisa em dois blogs é disparatado, por isso, o que eu penso sobre as drogas podes lê-lo no blog do nuno.

Erámos eruditos no liceu nacional da amadora :)))

reb disse...

A amy despertou muitos comentários. Acabei de escrever no do nuno e não queria repetir-me no do woody :)

No entanto, acrescento que, apesar de não ter andado no liceu da aamadora, fartei-me de ver plantações de erva na minha adolescência e até fumei algumas vezes enqto gritava coisas como "u gotta get in to get out" etc etc etc....e mais tarde: sex and drugs and rock and roll.
E tornei-me drogada??
Nada...aquilo foram experiencias proprias da cultura adolescente. Hoje os miudos experimentam shots.
Faz parte do crescimento.
Ficam todos alddolicos?
não! Só correm riscos aqueles que são "miudos de risco". A droga preenche o vazio que há dentro dessas pessoas. Para os outros é festa. Uma bebedeira, vomita-se e acaba.
Toda a vida existiram alteradores do humor! Sempre se bebeu e fumou em festas.
Não se pode confundir isso com o flagelo das pessoas muito deprimidas que se afogam em drogas e alcool.

idadedapedra disse...

1: Arch Gen Psychiatry. 2008 Jun;65(6):713-721.
An Autosomal Linkage Scan for Cannabis Use Disorders in the Nicotine Addiction Genetics Project.Agrawal A, Pergadia ML, Saccone SF, Lynskey MT, Wang JC, Martin NG, Statham D, Henders A, Campbell M, Garcia R, Broms U, Todd RD, Goate AM, Rice J, Kaprio J, Heath AC, Montgomery GW, Madden PA.
Department of Psychiatry, Washington University School of Medicine, 660 S Euclid Ave, Campus Box 8134, St Louis, MO 63110. arpana@wustl.edu.

CONTEXT: Despite accumulating evidence that there is a genetic basis for cannabis use disorders (ie, abuse and dependence), few studies have identified genomic regions that may harbor biological risk and protective factors. OBJECTIVE: To conduct autosomal linkage analyses that identify genomic regions that may harbor genes conferring a vulnerability to cannabis use disorders. DESIGN: In 289 Australian families who participated in the Nicotine Addiction Genetics Project, 423 autosomal markers were genotyped. Families were ascertained for heavy cigarette smoking. Linkage was conducted for DSM-IV cannabis dependence and for a novel factor score representing problems with cannabis use, including occurrence of 3 of 4 abuse criteria (excluding legal problems) and 6 DSM-IV dependence criteria. RESULTS: A maximum logarithm of odds (LOD) of 3.36 was noted for the cannabis problems factor score on chromosome arm 1p. An LOD of 2.2 was noted on chromosome 4 in the region of the gamma-aminobutyric acid type A gene cluster, including GABRA2, which has been implicated in drug use disorders. For DSM-IV cannabis dependence, a modest LOD score on chromosome 6 (1.42) near cannabinoid receptor 1 (CNR1) was identified. In addition, support for an elevation on chromosome 3, identified in prior independent studies, was noted for the factor score and cannabis dependence (LOD, 1.4). CONCLUSIONS: Genes such as ELTD1 on chromosome 1, in addition to genes on chromosomes 4 (eg, GABRA2) and 6 (eg, CNR1), may be associated with the genetic risk for cannabis use disorders. We introduce a novel quantitative phenotype, a cannabis problems factor score composed of DSM-IV abuse and dependence criteria, that may be useful for future linkage and association studies.

Não sei se percebem alguma coisa mas é um estudo genético sobre a dependência de cannabis, que ao que parece é mais frequente em quem tem determinados genes

idadedapedra disse...

O mesmo para a dependência de heroína:

1: Mol Psychiatry. 2008 Apr;13(4):417-28. Epub 2008 Jan 15. Links
Genotype patterns that contribute to increased risk for or protection from developing heroin addiction.Nielsen DA, Ji F, Yuferov V, Ho A, Chen A, Levran O, Ott J, Kreek MJ.
Laboratory of the Biology of Addictive Diseases, The Rockefeller University, New York, NY 10065, USA. nielsen@rockefeller.edu

A genome-wide association study was conducted using microarray technology to identify genes that may be associated with the vulnerability to develop heroin addiction, using DNA from 104 individual former severe heroin addicts (meeting Federal criteria for methadone maintenance) and 101 individual control subjects, all Caucasian. Using separate analyses for autosomal and X chromosomal variants, we found that the strongest associations of allele frequency with heroin addiction were with the autosomal variants rs965972, located in the Unigene cluster Hs.147755 (experiment-wise q=0.053), and rs1986513 (q=0.187). The three variants exhibiting the strongest association with heroin addiction by genotype frequency were rs1714984, located in an intron of the gene for the transcription factor myocardin (P=0.000022), rs965972 (P=0.000080) and rs1867898 (P=0.000284). One genotype pattern (AG-TT-GG) was found to be significantly associated with developing heroin addiction (odds ratio (OR)=6.25) and explained 27% of the population attributable risk for heroin addiction in this cohort. Another genotype pattern (GG-CT-GG) of these variants was found to be significantly associated with protection from developing heroin addiction (OR=0.13), and lacking this genotype pattern explained 83% of the population attributable risk for developing heroin addiction. Evidence was found for involvement of five genes in heroin addiction, the genes coding for the mu opioid receptor, the metabotropic receptors mGluR6 and mGluR8, nuclear receptor NR4A2 and cryptochrome 1 (photolyase-like). This approach has identified several new genes potentially associated with heroin addiction and has confirmed the role of OPRM1 in this disease.

reb disse...

Se a causa fosse genética, teriamos bairros inteiros com genes mais propicios à dependência, para não falar de gerações tb...
O problema é muito mais complexo e há mtos outros estudos que focam as problemáticas existentes em familias em que surge um filho toxico.dependente.

idadedapedra disse...

hehehe, como eu te conheço bem. estive quase para pôr no fim do comentário que tu ías responder isso.
Mas quem é que está a dizer que as causas ambientais não são importantes, hein?
Há dados científicos que nos ajudam a perceber algumas questões, mesmo as psicológicas. Como temos vindo a perceber, isto está tudo interligado,as ciências todas, incluindo a psicologia. A psicologia é uma ciência que tb beneficia dos estudos genéticos e outros que se façam. Até porque estes estudos têm como objectivo perceber melhor a doença e tentar outras armas para lutar contra ela.
Genes e ambiente estão sempre interligados. Raramente um gene se pode manifestar na totalidade se o ambiente o não permitir...
É engraçado, que este estudo é publicado numa revista de psiquiatria. Há que dar alguma credibilidade à coisa, parece-me a mim

Anónimo disse...

Hi I'd love to congratulate you for such a terrific made site!
Just thought this is a nice way to make my first post!

Sincerely,
Laurence Todd
if you're ever bored check out my site!
[url=http://www.partyopedia.com/articles/bachelor-party-supplies.html]bachelor Party Supplies[/url].

Anónimo disse...

[url=http://kfarbair.com][img]http://www.kfarbair.com/_images/logo.png[/img][/url]

בית מלון [url=http://www.kfarbair.com]כפר בעיר[/url] - אווירה כפרית, [url=http://www.kfarbair.com/about.html]חדרים[/url] מרווחים, שירות חדרים, אינטימיות, שלווה, [url=http://kfarbair.com/services.html]שקט[/url] . אנו מציעים שירותי אירוח מיוחדים כמו כן יש במקום שירות חדרים הכולל [url=http://www.kfarbair.com/eng/index.html]סעודות רומנטיות[/url] במחירים מיוחדים אשר מוגשות ישירות לחדרכם...

לפרטים נוספים נא לפנות לאתרנו - [url=http://kfarbair.com]כפר בעיר[/url] [url=http://www.kfarbair.com/contact.html][img]http://www.kfarbair.com/_images/apixel.gif[/img][/url]

Anónimo disse...

[B]NZBsRus.com[/B]
Skip Crawling Downloads With NZB Downloads You Can Instantly Find High Quality Movies, Games, MP3 Singles, Software and Download Them at Fast Speeds

[URL=http://www.nzbsrus.com][B]NZB[/B][/URL]